CONTEXTOS LÚDICOS PARA A LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – CICLO I: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Maria do Carmo Monteiro Kobayashi, Wagner Antonio Junior

Resumo


O presente artigo apresenta uma pesquisa que envolveu a formação de professores polivalentes de escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Bauru, em contextos lúdicos para o ensino de leitura e produção de textos. O objetivo geral deste projeto foi proporcionar a formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em contextos lúdicos para o ensino de leitura e produção de textos. Para tanto, os objetivos específicos foram identificar e descrever as necessidades de formação dos professores polivalentes em relação leitura e produção de textos; elaborar um programa de ações a serem implementadas para atender os professores sujeitos da pesquisa; selecionar textos para a formação continuada nas áreas de alfabetização e produção textual; selecionar materiais lúdicos (brinquedos, jogos e livros) adequados à realidade dos professores para estudos e posterior utilização com os alunos e, finalmente, apresentar formas diferenciadas de classificação dos objetos lúdicos (ESAR, COL e ICCP) e avaliar os reflexos das ações propostas na pesquisa.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Ser - Saber, Educação e Reflexão

ISSN: 1983-2591