AVALIAÇÃO EXTERNA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COM A IMPLANTAÇÃO DO PACTO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: CONCEPÇÃO DE PEDAGOGOS

Fabio Schwarz Soares dos Santos, Ana Paula Fantinati Menegon de Oliveira

Resumo


A alfabetização e o letramento das crianças são temas importantes, pois é por meio deles que os alunos podem sentir-se inclusos no mundo que os cerca, ampliando suas comunicações e conhecimentos. Diante de tal fato, o presente estudo tem por objetivo discutir a questão da avaliação no processo de alfabetização com a implantação das instruções governamentais do “Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa� (PNAIC). Ressalta-se que a criança apresenta limites e potenciais a serem respeitados e desenvolvidos, devendo estes serem acompanhados e avaliados pelos professores. O presente trabalho baseia-se na teoria da Psicologia Histórico Cultural de Vygotiski, quando o mesmo teoriza sobre as atividades principais das crianças, considerando as características em cada faixa etária, enfocando na presente pesquisa dos 6 (seis) aos 8 (oito) anos de idade. Sendo assim, o trabalho deu-se por meio da pesquisa de  abordagem qualitativa utilizou-se de questionário impresso buscando investigar junto a  4 (quatro) pedagogos de uma escola da Rede Municipal de Bauru, estáveis e atuantes nos três primeiros ano do Ensino Fundamental, suas visões em relação às avaliações do processo de alfabetização considerando a implantação do PNAIC. Anseia-se por contribuir com uma educação que valorize a criança, bem como o seu ritmo de desenvolvimento. Conclui-se que diante das respostas apresentadas os participantes compreendem a importância da avaliação, bem como, que ela auxilia no acompanhamento do ensino-aprendizagem, porém questionam se realmente as avaliações externas cumprem sua função de acompanhar a alfabetização dos alunos. Vale destacar que o presente estudo objetiva promover discussão e reflexão sobre as avaliações utilizadas em sala de aula e pelo sistema de ensino.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Ser - Saber, Educação e Reflexão

ISSN: 1983-2591

ÂÂ