ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PAPEL E O PERFIL ALMEJADO PARA O PROFESSOR-ALFABETIZADOR

Aline de Fátima Zulian Alves, Maísa Cristiane Lourenzoni Dias, Juliana Henrique Silvério Bernardo

Resumo


A partir dos estudos realizados neste artigo, espera-se apontar reflexões que contribuam para a prática dos professores-alfabetizadores do Ensino Fundamental, e auxiliem na prática de gestores em suas ações futuras. Tendo como finalidade analisar e refletir sobre a Alfabetização e Letramento, o papel do professor no processo de aprendizagem dos alunos e a relevância do perfil desse profissional. O estudo está fundamentado em uma pesquisa de campo, por meio, de questionários entregues a onze participantes, sendo professoras-alfabetizadoras e equipe gestora de uma Escola da Rede Municipal de Ensino em uma cidade no interior de São Paulo. Os resultados mostraram que o perfil e a prática do professor-alfabetizador devem estar pautados na reflexão, pesquisa, planejamento e replanejamento, intervenções pedagógicas e formação continuada; e, de acordo com as respostas das participantes julgam-se detentoras de tais conhecimentos e práticas. Observou-se, através deste, que a relação da teoria com a prática não resulta a veracidade do processo de alfabetização e o seu compromisso educacional, pois muitos alunos ainda encontram-se distantes do mundo letrado.


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Revista Ser - Saber, Educação e Reflexão

ISSN: 1983-2591

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