CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Renata Biem Henrique, Richelle Claire Rodrigues, Rosana Rondina Pinto

Resumo


No Brasil, a questão da formação e profissionalização docente é alvo de inúmeras discussões, além das difíceis condições de trabalho, há ainda a desqualificação profissional, fatores que corroboram  com a queda do status da carreira. Cursos sem foco, currículos distantes das necessidades dos educandos e ensino precário revelam a necessidade de ser repensada a preparação para a docência no país. O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação docente, suas implicações na aprendizagem significativa, pontuando a relevância de uma efetiva formação inicial e a importância da constante inovação na docência. Para este estudo serão levantados e analisados materiais de meio impresso como livros, periódicos e materiais de meio eletrônico orientando-se pelos critérios de pertinência; atualidade e coerência com a proposta desta abordagem e também através da investigação sobre a qualificação de professores graduados em exercício. Os resultados da análise documental reforçam a necessidade das instituições e seus profissionais reconhecerem a importância de  refletirem sobre sua formação, buscando possibilidades de se aperfeiçoar e analisar sua implicação no desenvolvimento de seu aluno.

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Revista Ser - Saber, Educação e Reflexão

ISSN: 1983-2591

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