O NÍVEL DE CONFIANÇA DOS ALUNOS DE 5º ANO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM MEIO PARA ENTENDER AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Augusta Teresa Barbosa Severino, Fabiana Xavier Vieira Zanella, Tatiane Tagino Comin

Resumo


A presente pesquisa trata da Resolução de Problemas como ferramenta de análise e reflexão sobre o nível de confiança dos alunos com relação ao uso de estratégias diversificadas na resolução de problemas propostos em sala de aula. Isso porque é visível a insegurança dos alunos no momento de apresentar ideias próprias para solucionar problemas matemáticos, sendo, portanto, necessário que os educadores tenham a oportunidade de refletir sobre os condicionantes que geram a insegurança. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar quais as estratégias utilizadas pelos alunos de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola estadual do município de Bauru (SP), durante a resolução de problemas que envolveram Geometria, Aritmética e noções intuitivas de Álgebra, bem como o nível de confiança de cada um antes, durante e depois da resolução, utilizando tanto a metodologia qualitativa quanto a quantitativa na coleta e análise dos dados. Foi possível a partir de todo esse processo de análise verificar que o principal motivo da dificuldade em aprender Matemática é a falta de confiança em suas próprias habilidades na elaboração de estratégias para resolver problemas, sendo, portanto, necessário um trabalho efetivo voltado para a metodologia de Resolução de Problemas.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Ser - Saber, Educação e Reflexão

ISSN: 1983-2591